Goji Berry e seus benefícios!

Categoria: Dicas da DayseSaúde Comentários: 6 comentários

Muitas são as matérias em torno da famosa Goji Berry, e um dos benefícios que mais é citado é sobre o poder dela na ajuda do emagrecimento. Sei que não existem milagres em relação a emagrecer, a regra é matematicamente básica, gastar mais energia do que se consome, ou seja comer menos e se exercitar mais. Mas não adianta, estou sempre buscando conhecimentos , em questão de ajudar na saciedade, inibição do apetite, etc. Certos medicamentos considerados naturais funcionam para uns para outros não, infelizmente para mim ainda não encontrei nenhum que funcionasse, pode ser por causa de outros medicamentos que tenho que tomar em relação a saúde, que só de olhar a bula da vontade de literalmente chorar, em praticamente todas tem na reações adversas sintomas como: engordar, retenção de líquidos etc.., e olha que eu tento, mas não desisto. Bom, voltando o foco rrssr, fui pesquisar sobre a Goji Berry,  ela até parece ser um “milagre”, de tantos benefícios e lógico que já estou fazendo uso. Aqui vou colocar trechos de matérias que achei interessante, e daqui uns 30 dias mais ou menos vou voltar para falar sobre ela, porque em uma das matérias diz  que em um trabalho sobre a Goji Berry foi publicado no respeitado American Journal of Clinical Nutrition , que estudiosos comprovam a alta concentração de vitaminas como B1, B2 e B6, cerca de 20 aminoácidos, potássio, selênio, e cálcio,  e que essa mistura ajudou as pessoas que participaram da pesquisa a perderem 4 kg em apenas 14 dias. Agora me diz se não é fantástico?!? Como nada é perfeito encontrei uma contra – indicação, que citarei abaixo, espero que gostem e que compartilhem comigo os resultados de quem estiver ou irá fazer o uso, beijinhos Dayse.

PS: Como estou tirando trechos de matérias já escritas, pode se encontrar informações repetidas, e infelizmente se eu retirar do texto ela pode não fazer o sentindo, desculpa.

Vamos ao Wikipédia:

Algumas de suas características são:

  • Contém 19 aminoácidos, que ajudam a formar as proteínas, incluindo os oito que são essenciais para a vida.
  • Contém 21 minerais vestigiais, incluindo  germânio – considerado em estudos como tendo atividade anti-cancerígena..
  • Contém o espectro completo de carotenóides antioxidantes, incluindo beta-caroteno (maior concentração que a cenoura) e zeaxantina (protetor dos olhos). O goji é a maior fonte de carotenóides conhecida.
  • Contém 2500 mg de vitamina C por 100 gramas da fruta.
  • Contém beta-sisterol, com função anti-inflamatória, que ajuda também equilibrar os níveis de colesterol e pode ser usado no tratamento de impotência sexual e equilíbrio da próstata.
  • Contém ácidos graxos essenciais, que são necessários para síntese de hormônios (hormonas) e regula o funcionamento do cérebro e sistema nervoso.
  • Contém cyperone, um fito-nutriente que traz benefícios ao coração e à pressão sanguínea.
  • Contém fisalina, usado nos transtornos da hepatite B.
  • Contém betaína, usado pelo fígado para produzir colina. A betaína promove grupos metil com reações energéticas no corpo, ajuda a reduzir o nível de homocisteína, um fator de risco em problemas cardíacos, protege a célula em nível de DNA.
  • Contém também uma fonte de elemento essencial à dilatação dos vasos sanguíneos e ao bom funcionamento do sistema circulatório em geral.

 

Trecho da matéria tirada da revista Exame.com:

“Não adianta comer a frutinha no café-da-manhã e, no almoço, comer macarrão instantâneo e, à noite, fast-food”, afirma. De acordo com a especialista, se consumida em conjunto com uma alimentação equilibrada, os benefícios de uma porção diária (que cabe na palma da mão) vão além da balança.

Por ser muito rica em vitamina C, que é um poderoso antioxidante, e em carotenoides, a goji berry tem ação anti-inflamatória, atua contra a hipertensão, diminui os níveis de colesterol, regula os níveis glicêmicos e fornece triptofano (precursor da serotonina, o hormônio do bem-estar). Anna Paola recomenda duas combinações que podem ser ainda mais benéficas.

Uma delas é o suco de goji berry  com couve, rica em ferro, que melhora o sistema imunológico e previne a anemia. Outra mistura que traz vantagens para a pele, devido à junção com a vitamina A, é o consumo com oleaginosas, como castanha e amêndoas. Uma porção que cabe em uma mão já é suficiente para melhorar a qualidade da cútis.

Dentro das pesquisas encontrei minha primeira contra – indicação:

Como nada é perfeito, há uma contraindicação, segundo a nutricionista. Pessoas que tomam o medicamento varfarina não devem consumir a fruta, pois ela tem propriedades que potencializam o efeito anticoagulante do remédio, prejudicando o tratamento. Para quem não tem esses problemas circulatórios, que exigem o fármaco, a frutinha pode ser uma esperança para uma alimentação mais saudável.

Trecho da matéria UOL notícias:

A alta concentração de vitamina C é um dos atrativos da fruta chinesa, como comprovado no trabalho publicado no American Journal of Clinical Nutrition. Cada 100 gramas da fruta contêm 2 gramas de vitamina C. Já 100 gramas, ou uma xícara de chá, da versão seca contém 2500 miligramas da vitamina, quantidade 50 vezes maior que a de uma laranja. Além disso, ela também possui grande quantidade das vitaminas B1, B2 e B6.

A quantidade de vitamina C já justifica o consumo diário de goji berry e, segundo a nutróloga membro da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia) Marcella Garcez, sua ingestão por meio do alimento é muito mais eficiente para o organismo do que se fosse realizada em forma de suplementos.

A nutricionista Lenycia Neri, diretora da Nutri4Life, destaca que pesquisa publicada em maio de 2008, no Journal of Alternative and Complementary Medicine, comprovou que o consumo regular da fruta asiática resulta no aumento no nível de energia, desempenho atlético, qualidade do sono, facilidade de despertar e a capacidade de se concentrar em atividades. Além disso, pode ajudar na redução da fadiga e do estresse.

Antioxidante

Neri afirma que a lista de benefícios não para por aí. “Devido às suas propriedades antioxidantes, essa fruta é utilizada como agente na prevenção de doenças cardiovasculares e inflamatórias, distúrbios da visão, do sistema neurológico e imunológico, além de possuir propriedade anticancerígena e antienvelhecimento”, afirma.

Já o ácido graxo chamado linoleico ajuda a reduzir a taxa de colesterol ruim (LDL) do sangue e os aminoácidos presentes na fruta colaboram para a produção de proteínas, que serão as responsáveis por enrijecer os músculos e reduzir a flacidez. A poderosa fruta vermelha ainda possui grande quantidade de  fitonutrientes chamados betaína e germânio, minerais altamente anticancerígenos.

“Frutas com pigmentos vermelhos, como o goji berry, são ricas em carotenoides. Essas substâncias previnem doenças do envelhecimento e protegem a pele e os olhos”, explica também a  nutróloga Marcella Garcez

Como consumir

Depois de se impressionar com a lista de benefícios, resta saber como consumir essa fruta vermelha tão poderosa. O goji berry, pode ser encontrada fresco, seco e em forma de cápsulas.

“Para que consiga alcançar seu efeito medicinal, a dosagem diária recomendada é de 15 a 45 gramas, ou 120 ml de seu suco”, afirma a nutricionista. A fruta pode ser misturada a outras frutas, saladas, sucos e iogurtes.

Como é fonte de energia, a nutróloga indica que o goji berry seja ingerido preferencialmente pela manhã e antes de atividades físicas.  “Se optar pela versão desidratada, é interessante que a pessoa consuma a fruta juntamente com um líquido pra hidratar as fibras e potencializar os efeitos benéficos”, explica.

Por se tratar de uma fruta importada, a versão in natura  não é encontrada facilmente. Contudo, é possível achar a goji berry desidratada em lojas e empórios de produtos naturais e cápsulas com o pó da fruta em farmácias de manipulação

 

Goji Berry desidratado, que é como vamos encontrar aqui no Brasil:

 

goji1

6 comentários para Goji Berry e seus benefícios!

  • Natan  diz:

    Bem interessante a sua matéria.

  • Karine  diz:

    Vou experimentar, pois é a semente do momento…….

  • Heloísa  diz:

    Eu faço uso, e posso afirmar que realmente está semente faz milagres

  • Carmen  diz:

    Engraçado, eu estava com receio de experimentar porque disseram que tinha um gosto ruim, amargo, mas não é, com iogurte é muito gostoso……

  • Verônica  diz:

    Achei top o seu post

  • Lucas  diz:

    Bem informativo###%

Responda

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>